Textos e Publicações

Dos textos aqui transcritos, alguns já foram editados em alguns jornais como Jornal O Tempo, Jornal Folha da Floresta, Jornal Folha do Paraopeba, Jornal da Copetro, Jornal NAVE de Brasília, Jornal da Saúde de Contagem e outros que estão sendo editados pela primeira vez neste site.

Têm caráter informativo e expressam uma forma de perceber a realidade a partir dos meus filtros e limitações, não devendo ser considerados a expressão da verdade absoluta, mesmo porque ninguém tem acesso a toda a verdade.

Essa ressalva me deixa à vontade para que você depois de lê-los, questione, duvide, conteste e através do feedback por e-mail, exponha o que você pensa. Assim você me dará a chance de também repensá-los, e aperfeiçoá-los.

Mesmo que algum texto soe como algo verdadeiro e possa ser tomado como referência, tenha o cuidado de exercer o seu censo crítico, adequando as “minhas verdades” ao seu contexto, adaptando-as ao seu modelo de mundo. Para acessá-los, clique sobre cada título.


Categorias

Textos em destaque

O Não e a Troca

No texto “A Magia do Não” afirmo que quando dizemos sim, dizemos também um não. Resta saber para quem dizemos sim e para quem dizemos o não. Na maioria das vezes, quando dizemos sim para alguém, estaremos dizendo não para …

Saiba mais sobre O Não e a Troca
 

Lançamento do livro: Diversidade – Religião e Espiritualidade

O projeto Esse é um livro construido ao longo dos anos, no exercício do atendimento em Psicoterapia Breve. Constato que a maioria das pessoas, se orienta por princípios próprios (filosofia de vida) construídos empiricamente ao longo da vida que lhes …

Saiba mais sobre Lançamento do livro: Diversidade – Religião e Espiritualidade
 

A Magia do Dinheiro

Mágia do dinheiro

O dinheiro é síntese de riqueza. Ele é qualquer objeto, coisa, serviço ou bem condensado. Ele é mágico, do ponto de vista do poder que tem de ser transformado em qualquer coisa comercializável, seja bem ou serviço. Ele é riqueza, …

Saiba mais sobre A Magia do Dinheiro
 

Sexo Nada Frágil

Sexo nada frágil

São Tomás de Aquino definiu a mulher como um “homem defeituoso”. Isto mostra que os “santos” eram humanos e também erravam. A afirmação de Tomás de Aquino é preconceituosa, pois toma o gênero masculino como modelo ou referência e, a …

Saiba mais sobre Sexo Nada Frágil
 

A magia da leitura

A mágia da leitura

Já li e ouvi centenas de vezes que ler é importante. Psicólogos, professores, leigos, pedagogos dizem que a leitura é importante, porque por meio dela adquirimos informações, nos instruímos, nos atualizamos e enriquecemos o nosso saber. Tudo isso é verdadeiro, …

Saiba mais sobre A magia da leitura
 

A Importância do Toque

A Importância do Toque

”O toque é tão importante quanto a própria vida”. Em um experimento bárbaro e atroz do século 13, o imperador alemão Frederico II queria saber que linguagem e que palavras as crianças falariam caso fossem criadas sem ouvir uma única …

Saiba mais sobre A Importância do Toque